8th Mercosul Biennial: Essays on Geopoetics / Ensaios de Geopoética

The 8th Mercosul Biennial’s theme is “Essays on Geopoetics”. It brings together 105 artists from 31 countries that deal with topics relevant to this discussion: mapping, colonization, border, customs, international alliances, construction geopolitical location, travelers scientific, nation and politics. According to José Roca, chief curator of this edition, “The 8th Biennial wants to show alternatives to the conventional notion of nation, and discusses new mappings, relations between the political and geographical positioning between the regional and global circulation routes and exchange of symbolic capital, citizenship in non-urban areas, the political status of nations and the relationship between fictional science, travel and colonization. ”

José Roca, was born in Barranquilla, Colombia, in 1962. He graduated in architecture (Universidad Nacional de Colombia), specialised in Critical Studies (Whitney Independent Study Program, New York) and holds a master’s degree in the Design and Administration of Cultural Buildings (Ecole d’Architecture Paris-Villemin, Paris). He is 47 years old and works in Bogotá (Colombia) and Philadelphia (USA).

The 8th Mercosul Biennial in Porto Alegre, Brazil runs until November 15, 2011.

Bienal do Mercosul: Ensaios de Geopoética. Porto Alegre, Brazil. Professional Preview, September 10, 2011. Video by Daniel Rubim and Igor Vidor.

> Right-click (Mac: ctrl-click) this link to download Quicktime video file.

Press release in Portuguese:

A 8a edição da Bienal do Mercosul – Ensaios de Geopoética tem como tema o território e sua redefinição crí­tica a partir de uma perspectiva artí­stica. Reíºne 105 artistas oriundos de 31 paí­ses que tratam de tópicos relevantes para essa discussão: mapeamento, colonização, fronteira, aduana, alianças transnacionais, construçíµes geopolí­ticas, localidade, viajantes cientí­ficos, nação e polí­tica. Segundo José Roca, curador-geral dessa edição, “a 8a Bienal quer mostrar alternativas í  noção convencional de nação, além de discutir novas cartografias, as relaçíµes entre as condiçíµes polí­ticas e geográficas, o posicionamento entre o regional e o global, as rotas de circulação e o intercí¢mbio de capital simbólico, a cidadania em territórios não-urbanos, o status polí­tico de naçíµes fictí­cias e a relação entre ciíªncia, viagem e colonização”.
O projeto curatorial desenvolve sete grandes açíµes, abordadas por meio de duas estratégias – expositivas e ativadoras. Nas açíµes ativadoras, que podem também ter como resultado uma exposição, há uma íªnfase na relação entre artista e píºblico. Nas exposiçíµes propriamente ditas, a íªnfase está na obra e na sua relação com os trabalhos dos demais artistas e com o tema proposto.
Dessa forma, a cidade de Porto Alegre e o território do Rio Grande do Sul são vistos como lugares a descobrir e a ativar por meio da arte. A intensa atuação dos artistas e suas obras nesse território pressupíµe a participação da comunidade e a colaboração com centros culturais – institucionalizados ou independentes – e artistas locais, como é o caso nos projetos Continentes e Cadernos de Viagem, e na exposição Além Fronteiras, em que artistas desenvolvem trabalhos a partir da paisagem do RS. Além dessas açíµes, a exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn, que estará em cartaz em Porto Alegre no Santander Cultural, terá desdobramentos em tríªs cidades do Estado: Bagé, Caxias do Sul e Pelotas.
Em Porto Alegre, serão realizadas as exposiçíµes Geopoéticas e Cadernos de Viagem, no Cais do Porto, Além Fronteiras, no MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul – e a exposição do artista homenageado, o chileno Eugenio Dittborn, no Santander Cultural. Além disso, nove locais do centro da Capital abrigarão a exposição Cidade Não Vista, que vai chamar a atenção para lugares que habitualmente não são percebidos pela população.
Um dos projetos-chave da 8a Bienal do Mercosul é a Casa M, um espaço de encontro para a comunidade artí­stica local, pessoas interessadas em arte e cultura, professores e estudantes de arte e áreas afins. A proposta parte da vontade de criar uma comunidade temporária em torno da mostra, promovendo a reflexão e o diálogo e favorecendo o intercí¢mbio e a criação de redes. Para além do perí­odo da 8a Bienal, a Casa M terá a duração de sete meses, oferecendo í  comunidade uma programação de residíªncias curatoriais, pequenas exposiçíµes, conversas, oficinas e outras atividades. O local conta com um espaço de convivíªncia, sala de leitura, biblioteca e ateliíª, entre
outros ambientes. A programação da Casa M é desenhada pela equipe curatorial da 8a Bienal em parceria com o Projeto Pedagógico, contando com o apoio de um conselho formado por seis artistas, teóricos e agentes culturais de Porto Alegre.
A Bienal também se entende por todo o território do Rio Grande do Sul levando artistas, obras, exposiçíµes e atividades pedagógicas a mais de vinte cidades do Rio Grande do Sul, entre elas
Bagé, Caxias do Sul, Ilópolis, Pelotas, Santa Maria Missíµes e Teutí´nia.
, Santana do Livramento, São Miguel das
Como diferencial da Bienal do Mercosul em relação a outras bienais no mundo, o Projeto Pedagógico está presente em toda a estrutura conceitual. As diversas linhas de ação curatorial foram concebidas também como açíµes pedagógicas. O Projeto Pedagógico da 8a Bienal do Mercosul contempla atividades de formação de professores, curso para formação de mediadores, oficinas, palestras, seminários, publicaçíµes destinadas a diversos píºblicos e, especialmente, a programação da Casa M. Agendamento de visitas guiadas, transporte gratuito para escolas píºblicas e atividades diferenciadas serão oferecidos ao píºblico visitante durante o perí­odo da mostra.
Para o presidente da 8a Bienal do Mercosul, Luiz Carlos Mandelli, a realização dessa edição reafirma o compromisso da Fundação Bienal com a comunidade: “o projeto curatorial da 8a Bienal amplia as açíµes e envolve comunidades de todo o Estado, promovendo efetivamente a transformação social através de propostas artí­sticas contemporí¢neas”.
Equipe curatorial Curador-geral: José Roca (Colí´mbia, radicado em Bogotá) Curador pedagógico: Pablo Helguera (México, radicado em Nova Iorque) Curadores adjuntos:
Alexia Tala (Chile, radicada em Santiago) Cauíª Alves (Brasil, radicado em São Paulo) Paola Santoscoy (México, radicada na Cidade do México)
Curadora convidada: Aracy Amaral (Brasil, radicada em São Paulo) Curadora assistente: Fernanda Albuquerque (Brasil, radicada em Porto Alegre)

Posted in: art, no comment, VernissageTV